sábado, 9 de julho de 2016

A MEMÓRIA E OS LUGARES_UM PERCURSO ENTRE PASSADO E PRESENTE_3Jul16


Aqui relaciona-se a atividade do Arquivo dos Diários, no Open House Lisboa - a Trienal de Arquitectura, ocasionada no passado domingo com um percurso no bairro de Alfama em Lisboa.  O encontro foi marcado às 10 horas junto à estátua de Santo António. Este monumento encontra-se implantado em frente à Igreja de Santo do mesmo nome, padroeiro da capital portuguesa.
Fig 1. Vista da zona exterior do recinto da Cadeia de Aljube
Fig 2. Livraria Fábula Urbis
Fig 3.Largo de Aljube


Fig 4.Um dos Miradouros de Lisboa com coreto próximo.

Fig 5. CATÁLOGO DO ROTEIRO elaborado pelo ARQUIVO DOS DIÁRIOS, de Lisboa,, COM DESENHO DE EDUARDO SALAVISA na capa e contracapa.
 




O trajeto foi acompanhado de um dos elementos do Arquivo - Amaia Iglésias   a quem agradeço a paciência e o cuidado que teve comigo, na medida em que eu não conhecia o caminho e muita dificuldade eu encontrei em palmilhar o chão de pedra e tentava ir de encontro do grupo dos USKP . Não tive conhecimento do grau de dificuldade desse trajeto, o tempo era limitado para registo o que nos levou a cumprir apenas alguns registos inicialmente propostos conforme indicação do catálogo.que seriam cinco locais. Apenas fizemos desenhos de dois locais dos previstos: 1. Cadeia de Aljube; 2. Miradouro de Lisboa. De qualquer modo, fizemos o percurso indicados no catálogo, mas não pudemos fazer paragem para desenharmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário