segunda-feira, 22 de junho de 2015

Na Casa-Atelier Vieira da Silva

UM ANO A DESENHAR PARA O FUTURO. 

URBAN SKETCHERS NA CASA-ATELIER VIEIRA DA SILVA.

(PROPOSTAS DE OFICINAS DE DESENHO MENSAIS AO LONGO DO ANO)

1. “Entre ramos e folhas” com Pedro Cabral - 25 de Abril
  
Árvores da praceta
No jardim das Amoreiras
Árvores e ramos frente às oficinas da Casa Atelier



2. “A Outra Dimensão do Desenho: Pintura”, com Luís Ançã
Material e notas explicativas

Nestas duas seguintes  imagens foram apostas motivos florais observadas  no exterior da oficina.A pintura foi obtida com a mistura de pigmentos, de corante sintético ao aglutinante  (resultou a cor vermelha), não esquecendo a junção de gema de ovo.  


Na seguinte, preparação da aguarela. Decoração  final  -: pequenos objectos de pintura


Preparação do guache.
Conclusão: dois módulos e métodos diferentes e dois epílogos opostos. 

No 1. Orientado por Pedro Cabral. A frequência foi feita no exterior das oficinas,isto é ao ar livre no Jardim das Amoreiras. Inicialmente, os desenhos eram  Isentos de cor, baseados apenas em linhas;


No 2. Actividade teórico-prática no interior da oficina. Nesta fase houve a intervenção de Luís Ançã que contribuiu com demonstração de apetrechos adequados: glicerina,  goma arábica, carvão, condimentos -  açafrão, canela, entre outros. Este processo teve como a finalidade os frequentadores lidarem e aprenderem a fazer a cor.


Por fim, rematando cada desenho elaborado, buscaram uma aplicação decorativa na ligação da pintura com  elementos encontrados em redor, muitos dos quais no exterior da oficina com maior relevância vegetais. (ramos, flores),

Estes foram dois temas de algum tempo atrás que procuro relembrar. No referente ao 1. que,curiosamente, parecia uma questão simples exigiu  atenção e observação nos pequenos pormenores da Natureza; não podendo esquecer as dicas pronunciadas pelo orientador. O tempo foi curto.

Do Workshop do formador Luís Ançã foi a descoberta e a magia com que eu deparei nessas poucas horas assim como a partilha entre o próprio e todos os intervenientes.
O estilo do resultado dos meus trabalhos,  não é o meu, trouxe-me uma nota inédita.

Sem comentários:

Enviar um comentário